Toda pintura é uma confissão.
Desde criança, me dedicava a arte, explorando os materiais que encontrava na minha casa, como os antigos bastões de carvão mineral que pertenciam a meu pai.
Acompanhada de um caderno repleto de desenhos e anotações, nutria uma paixão que me acompanhava aonde quer que fosse. No entanto, somente em 2018, decidi compartilhar minhas obras com o público pela primeira vez.
Foi nesse ponto da minha trajetória que aprofundei minha dedicação à arte e, no ano seguinte, fundei o Casa Vas Studio.
Existem emoções indizíveis, aquelas que escapam ao toque, mas que, ao serem transferidas para uma tela, passam a ser reais e a existir fora de mim.
Durante muitos anos, resisti em expor minhas obras, pois nelas há uma confissão, uma extensão do meu olhar.
Mesmo quando abstrata, cada obra possui uma linguagem própria, um simbolismo. Há sempre um significado que percorreu um caminho único até se materializar naquela tela.
"A pintura não reside apenas nas pinceladas, a expressão também habita no silêncio." - Sarah Vas
Eu passo incontáveis horas na minha casa, e os objetos e obras que me cercam exercem uma profunda influência sobre mim.
Sou atraída por objetos com significado, que se transformam em memórias e dão início a diálogos. Como aquela ampulheta que trouxe de Kyoto, no Japão, e que se tornou a inspiração para a série de estudos sobre o tempo que realizei em 2019.
Tenho o compromisso de ser verdadeira em minhas criações, indo além do apelo estético ou decorativo. Há histórias, significados e reflexões em cada obra que crio.
Esse é o meu primeiro texto aqui nesse espaço e também um convite para você embarcar no meu universo artístico, esse lugar que carinhosamente nomeei de "Casa Vas”, uma alusão ao meu sobrenome Vasconcelos.
Aqui irei dividir os meus diários de processos criativos a moda antiga, através de um blog, buscando ir além da superficialidade das redes sociais e transportando o espectador para além do ordinário.
Sarah Vas
Junho, 2023